Os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário (Eclesiastes 9:5)

Yomelijah Yomelijah
8 min readJul 30, 2024

--

No exame do capítulo 3:19–21, fica claro que a morte é o oposto da vida: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento. (…) Tudo o que a sua mão achar para fazer, faça-o com toda a sua força, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria na Sepultura, o lugar para onde você vai” (Eclesiastes 9:5,10). Essa ideia é repetida no capítulo 9. No entanto, há muitos testemunhos que parecem dizer o contrário? De fato, a Bíblia menciona que os humanos poderiam “consultar os mortos” (Deuteronômio 18:9–13). No entanto, essa prática, de consultar os mortos, é, conforme o contexto de Deuteronômio 18, classificada como oculta, ou seja, com o relacionamento direto com os demônios ou os anjos rebeldes. A Bíblia designa claramente os promotores dessa mentira que deixam entender que a morte é um estágio que leva a outra vida, sendo Satanás, o Diabo e os Demônios. Estes são impostores demoníacos que fingem ser os falecidos que falariam ou entrariam em contato com os vivos. O segundo testemunho, dessa prática de consultar os mortos com o ocultismo, é o do rei Saul, que procurou entrar em contato com o morto “Samuel”, através duma mulher espiritista (1 Samuel 28:3,11).

A vida

Jeová Deus é o Criador da vida, Ele é a sua fonte: “Contigo está a fonte da vida; Graças à tua luz podemos ver a luz” (Salmo 36:9; Hebreus 3:4; Apocalipse 4:11).

Jeová Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher: “E Jeová Deus formou o homem do pó do solo e soprou nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente (alma vivente)” (Gênesis 2:7, 22 (criação da primeira mulher)).

A palavra “alma” aplicada ao homem e aos animais vem do termo hebraico “נפש (néfesh)”, do grego “ψυχή (psykhé)” e do latim “anima” (Gênesis 1:20,21,24 (Versículos bíblicos onde a palavra “alma” é aplicada a animais)). É fácil entender, dado o contexto bíblico, que a alma se refere ao próprio ser vivente, tanto para o homem como para o animal. Portanto, a alma se refere ao que é físico, corporal e visível.

Ainda no contexto bíblico, a palavra alma pode ser poeticamente aplicada ao ego ou ao “eu”: “Até quando minha alma terá ansiedades e preocupações, Tristeza no meu coração todo dia? (…) Minha alma não dorme, de tanta tristeza. Fortalece-me, de acordo com a tua palavra” (Salmos 13:2; 119:28).

Finalmente, a alma pode aludir à própria vida: “Enquanto sua alma partia ​(pois estava morrendo)” (Gênesis 35:18) (o texto se refere à morte de Raquel, dando à luz seu filho Benjamim). “Quem achar a sua alma a perderá, e quem perder a sua alma por minha causa a achará. (…) Pois quem quiser salvar a sua alma a perderá, mas quem perder a sua alma por minha causa a achará. Realmente, de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, se ele perder a sua alma? Ou o que o homem dará em troca da sua alma?” (Mateus 10:39; 16:25,26). O Novo Testamento foi escrito em grego, o que significa que a palavra “alma” é traduzida do grego “ψυχή (psykhé)”.

A expressão “alma vivente” mostra por si mesma que a alma pode morrer ou ser destruída (o contrário seria um pleonasmo no caso do conceito de “alma imortal”): “Entregando à morte as almas que não deviam morrer e preservando vivas as almas que não deviam viver. (…) A alma que pecar é a que morrerá” (Ezequiel 13:19; 18:4,20). Muitos outros textos mostram que, biblicamente falando, a alma pode morrer e, claro, não pode sobreviver (invisivelmente) à sua própria morte…

Segundo a Bíblia, a alma difere do espírito (“rúahh” em hebraico e “pneúma” em grego). O espírito (em relação à alma) se refere ao “fôlego de vida”. Portanto, a respiração, o ar, o vento evoca uma energia impessoal que anima a alma humana e a do animal. Em Gênesis 2:7 está escrito: “soprou nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”. A palavra hebraica para “fôlego de vida” é “neshamah”, que é sinônimo da palavra “ruah” ou da grega “pneuma”. De fato, na Septuaginta (texto bíblico grego, traduzido do hebraico), a expressão “neshamah” de Gênesis 2:7 foi traduzida como “pnoé” (espírito, respiração).

A palavra “espírito” pode se referir a seres espirituais como Deus (João 4:24), criaturas espirituais (1 Reis 2: 21,22) e o ressuscitado Jesus Cristo (1 Coríntios 15:45). Em Gênesis 6:3, “Meu espírito” é uma forma de se referir a si mesmo, como “Eu”.

É importante não confundir os diferentes significados da palavra “espírito”; o fôlego de vida que anima a alma é uma energia impessoal. Enquanto a palavra “espírito” que se aplica a Deus, a Jesus Cristo ressuscitado e aos anjos, são seres animados por uma energia pessoal, dotados de consciência e inteligência.

A morte

É o próprio Deus quem a define. Comparando Gênesis 2:17 com 3:19, onde está escrito que se Adão desobedecesse ao mandamento do fruto proibido, ele certamente morreria. Finalmente, Adão desobedeceu. Está escrito no julgamento de Deus contra Adão e sua esposa: “No suor do seu rosto comerá pão, até que você volte ao solo, pois dele foi tirado. Porque você é pó e ao pó voltará” (Gênesis 3:19). Portanto, a morte é o oposto da vida e o retorno à inexistência (Salmo 146:3,4; Eclesiastes 3:19,20; 9:5,10). Jeová Deus, em seu julgamento, evoca o retorno ao pó que é mais geralmente designado na Bíblia por uma expressão de lugar simbólico como Seol (hebraico) ou Hades (grego), ou mesmo o “mar” onde muitos humanos morreram (Apocalipse 20:13). Portanto, não é difícil entender e admitir este simples ponto de ensino bíblico, a morte é a inexistência absoluta. A alma morre e o espírito ou a energia vital desaparece: “Não confiem nos príncipes Nem nos filhos dos homens, que não podem trazer salvação. Seu espírito sai, e eles voltam ao solo; Nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam” (Salmo 146:3,4).

A segunda morte, o lago ardente e Geena

No entanto, devemos considerar a expressão bíblica “segunda morte”, que tem sido mal interpretada e que levou ao desenvolvimento de dogmas humanos assustadores e antibíblicos, como o inferno de fogo e o purgatório… Esta expressão “segunda morte”, a encontramos no livro de Apocalipse: “Àquele que vencer, a segunda morte de modo algum fará dano” (Apocalipse 2:11; 20:6,14; 21:8). Apocalipse 20:14, faz a conexão entre a segunda morte e o lago de fogo: “A morte e a Sepultura foram lançadas no lago de fogo. O lago de fogo representa a segunda morte”. Deve-se notar que este lugar é tão simbólico (genericamente), como a morte (cessação da vida) e o Hades (lugar para onde os mortos vão). A qual episódio bíblico este famoso lago de fogo alude? O livro do Apocalipse menciona às Dez Pragas do Egito e a destruição de Sodoma e Gomorra, a ponto de usar uma expressão de referência cruzada como “Sodoma e Egito” (Apocalipse 11:8). A destruição de Sodoma e Gomorra está biblicamente associada ao fogo e ao julgamento eterno (Hebreus 6: 2; 2 Pedro 3:7).

Portanto, este famoso lago de fogo mencionado no Apocalipse, provavelmente alude à visão panorâmica que Abraão teve do Mar Morto, após a destruição de todas as cidades como Sodoma e Gomorra, em seu perímetro (a cidade de Zoar foi poupada por Deus devido a Ló (Gênesis 19:23)). Aqui está o relato da terrível visão do mar morto logo após a destruição: “E Abraão se levantou de manhã cedo e foi para o lugar onde havia estado perante Jeová. Quando ele olhou para baixo, para Sodoma e Gomorra, e para toda a terra do distrito, viu algo espantoso. Subia da terra uma fumaça densa, como a densa fumaça de uma fornalha! Assim, quando Deus destruiu as cidades do distrito, Deus se lembrou de Abraão e tirou Ló das cidades que ele destruiu, as cidades onde Ló morava” (Gênesis 19:27–29). Portanto, a frase “lago de fogo” se refere à visão da destruição em quase todo o perímetro do Mar Morto (um mar interior servindo como um grande lago). Essa destruição simboliza a morte, resultado do julgamento eterno, ou seja, sem possibilidade de ressurreição.

A expressão Geena de fogo, usada por Jesus Cristo, tem o mesmo significado de destruição ou morte sem a possibilidade de ressurreição. Onde estava a Geena? Estava localizado ao sul de Jerusalém, fora das muralhas da cidade. Era simplesmente a lixeira da cidade de Jerusalém, que existia na época de Jesus Cristo e era chamada de Vale de Hinom (Geh Hin·nóm) ou Geena. O lixo da cidade era jogado e queimado ali, assim como os cadáveres de animais e criminosos após sua execução, indignos de um sepultamento (até mesmo, no imaginário coletivo bíblico, indigno de uma ressurreição (“Seu enterro será como o enterro de um jumento: Ele será arrastado e lançado para longe, Fora dos portões de Jerusalém” (Jeremias 22:19)).

É importante diferenciar entre a palavra hebraica Seol e a grega Hades, de um lado, e Geena, do outro. Em algumas traduções da Bíblia, essas três palavras foram traduzidas como a palavra latina original inferno (infernus). Ao fazer isso, criou confusão na compreensão da palavra geena, tornando-se um ensino antibíblico da existência de um inferno de fogo.

Jesus Cristo usou a palavra “Geena” ou “Geena de fogo”, como um lugar real conhecido por todos os seus contemporâneos, para ilustrar o julgamento eterno e a ideia de destruição sem a possibilidade de ressurreição, a famosa segunda morte. Em seu Sermão do Monte, Jesus Cristo mencionou este lugar três vezes, sem necessariamente especificar o seu significado. Por quê? Muito simplesmente, até mesmo na Galiléia, a 100 km ao norte de Jerusalém, esse lugar de destruição era muito conhecido e não exigia nenhuma descrição ou explicação (Mateus 5:22,29,30). A Geena estava associada a um lugar de fogo que não se apagava, por quê? Pela óbvia razão de que tal lugarl, próximo duma cidade, teria representado um perigo para a saúde da maioria dos habitantes, se não tivesse sido alimentado por um fogo permanente ou constante, à base de enxofre, para decompor todos os resíduos da cidade, mais rapidamente (Marcos 9:47,48).

O lago de fogo mencionado no Apocalipse representa o lugar da Geena? Sim, quanto ao seu simbolismo de destruição eterna. Não, quanto à alusão geográfica ao seu lugar; Geena não era um lugar como um lago ou um mar interior. Além disso, essa expressão não aparece diretamente, nem mesmo de forma enigmática, no livro do Apocalipse.

O HOMEM ESPIRITUAL (Meditação existencial sobre o livro bíblico de Eclesiastes):

Portuguese: http://www.yomelias.com/436041981

French: http://www.yomelijah.com/435950338

Spanish: http://www.yomeliah.com/436032401

English: http://www.yomelyah.com/435966902

A promessa de Deus:

Portuguese: http://www.yomelias.com/435612656

English: http://www.yomelyah.com/439659476

Spanish: http://www.yomeliah.com/441564813

French: http://www.yomelijah.com/433820451

Catalan: http://www.yomeliah.com/441436117

Artigo em mais de 70 idiomas

Escolha, por favor, a página de menu por idiomas, seção 1:

https://yomelias.com/440328515

Efeitos colaterais da injeção:

Español: https://eventos-adversos-jw.org/

Français: https://effets-indesirables-jw.fr/

English: https://adverse-events-jw.org/

Deutsch: https://nebenwirkungen-jw.org/

Os relatos da ressurreição de Jesus Cristo:

Portuguese: https://yomelias.com/

English: https://yomelyah.com/
French: https://yomelijah.com/
Spanish: https://yomeliah.com/

Continue fazendo isso em memória de mim (Lucas 22:19)

Portuguese: https://www.yomelias.com/437409731

English: https://www.yomelyah.com/437355109

French: https://www.yomelijah.com/437340921

German: https://www.yomelyah.com/440190684/439729405

Spanish: https://www.yomeliah.com/437367698

Other Languages (Section 4): https://yomelyah.com/435871998/440321889

A Madureza Espiritual e Cristã (Hebreus 6:1)

Portuguese: https://www.yomelias.com/436041687

French: https://yomelijah.com/442444233

English: http://www.yomelyah.com/437426849

Spanish: https://yomeliah.com/442444349

Menu temático da Bíblia:

Portuguese: https://www.yomelias.com/435612345

English: https://yomelyah.com/435871998/

French: https://yomelijah.com/433820120

Spanish: https://yomeliah.com/435160491

Menu de idiomas:

Portuguese: https://yomelias.com/440328515

French: https://yomelijah.com/440307137

English: https://yomelyah.com/435871998/440321889

Spanish: https://yomeliah.com/440316504

--

--

Yomelijah Yomelijah
Yomelijah Yomelijah

Written by Yomelijah Yomelijah

“But as these things start to occur, stand up straight and lift up your heads, because your deliverance is getting near” (Luke 21:28) http://yomelyah.com/

No responses yet